sexta-feira, 5 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

legenda: Alunos da 5ª série da EE. Profº "José Edson Moyses" Irapuru-SP - Saudação e agradecimento a Natureza.


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. (Ano do meu nascimento, rssss). Pois bem, essa conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. É o que procuro motrar aos meus alunos com idades diversas. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. Hoje existem várias ong's que tratam deste assunto.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água. Atualmente já gastamos com água mineral, vendida em garrafões de 20L. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. O uso de sacolas biodegradáveis em lugar de sacolinhas plásticas, canecas individuais em lugares públicos, são algumas das medidas. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos. Acesse estes sites relacionados e comece desde já com sua participação! Você levaria sacola ao supermercado? rssssssss....

quarta-feira, 3 de junho de 2009

PROJETO "ANGLO-RECICLA"





Meus alunos do Ensino Fundamental ciclo I - (4º e 5º ano) do colégio Anglo-Cid (Dracena-SP) que tem como Instituição Mantenedora a Fundação Dracenense de Educação e Cultura - FUNDEC- finalizaram no dia 02 de junho de 2009 o Projeto: "ANGLO-RECICLA" que teve como finalidade a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais recicláveis, a economia no consumo de água e energia elétrica, a sustentabilidade e o aprendizado em reciclagem de papel. Em minha aulas de Artes e nas aulas de Ciências da profª Vera Lúcia, pudemos trabalhar tópicos importantes sobre as ações deste projeto. O resultado foi o interesse e prazer que nossos alunos tiveram em levar essas informações para a comunidade dracenense de forma consciente e direta, sobre a importancia que cada um de nós temos em colaborar com o meio-ambiente. Uma pesquisa revela que 70% do que compramos para consumo próprio e familiar é LIXO. O aumento do lixo individual é grande quando se trata da quantidade de embalagens que são descartadas (copos plásticos a cada vez que bebemos água e café em lugares públicos, sacolas de supermercados, pratos e talheres em festas e comemorações, etc...) diariamente. Um dos objetivos do projeto teve como foco o reaproveitamento destas embalagens com criatividade e claro, através da ARTE e suas inúmeras ténicas, em objetos artesanais e utilitários. A pesquisa se estendeu durante as aulas de Ciências com temas sobre o solo, a água, energia elétrica, sustentabilidade e meio-ambiente. Veja mais no site da Fundec - http://www.fundec.edu.br/noticias.php?cod=358